DATA: 09/06/21 DIRETORIA FINANCEIRA
Em maio, pelo terceiro mês consecutivo, tivemos boas performances nos investimentos, marcando os melhores ganhos no ano para os Planos PBDC e MoedaPrev.
Com isto, a rentabilidade do PBDC variou + 1,8936% em maio, enquanto MoedaPrev rendeu + 2,0474%.
Em 12 meses, o PBDC acumula uma rentabilidade de +12,6774%, ao passo que o MoedaPrev atinge + 12,5319%.
Estas rentabilidades não consideram os investimentos imobiliários e empréstimos aos participantes.
No que tange ao cenário econômico, no exterior, observamos que as preocupações em relação à inflação continuam, parte por motivos mais ligados ao curto prazo, com a abertura e a alta de preços de commodities, parte por temores mais estruturais em relação a endividamentos elevados e grandes gastos dos governos dos países desenvolvidos. Com isso, já começa a ficar mais claro, por exemplo, que o Fed(Banco Central norte-americano) provavelmente terá que reduzir suas compras de ativos ainda em 2021, algo que seus diretores vinham evitando, para diminuir os estímulos monetários na economia local.
No Brasil, maio foi um mês muito positivo para a bolsa brasileira e para o real, com o Ibovespa apresentando alta de 6,16% no mês, aos 126.216 pontos.
As percepções sobre o país têm se tornado mais positivas, à medida que saímos da fase mais aguda da segunda onda de coronavírus e a economia reabre. Os recebimentos de doses de vacinas e IFAs (insumos farmacêuticos) também têm se tornado mais regulares, o que devem ajudar o Brasil a acelerar a vacinação.
Com isto, a Diretoria Financeira permanece com a opinião dos meses anteriores, cuja tendência é positiva para os investimentos, na medida que este processo de melhoria sanitária se amplie.
Na sequência, um gráfico de barras com as expectativas de mercado para os próximos 5 anos, considerando os cenários vigentes e projetados para o mesmo período, endossando as perspectivas positivas para os investimentos. (Fonte: XP Advisory).