DATA: 09/07/2021 DIRETORIA FINANCEIRA
No mês de junho tivemos o 4º mês consecutivo de resultados positivos nos Planos de Benefícios em função das boas performances do mercado financeiro. Neste mês, a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, atingindo máximas históricas no começo do mês reagindo a dados econômicos melhores do que esperado, fechou com variação de +0,46%, acumulando alta no 1º semestre em +6,54%. Outro destaque foi a valorização do Real frente ao dólar, no patamar de 5%, podendo servir de algum alívio para as pressões inflacionárias ainda presentes na economia brasileira.
Como medida monetária para controle desta inflação, o Banco Central promoveu em 16 de junho, nova evolução da taxa Selic, atingindo o patamar de 4,25% ao ano. O mercado financeiro ainda acredita que sejam necessárias novas elevações para a normalização do índice de preços, notadamente o IPCA, indicador oficial adotado pelo Governo Federal, ao longo dos próximos meses. Refletindo esse cenário, o Plano PBDC teve alta de +0,9224% em junho, enquanto o MoedaPrev variou +0,9980%. OBS.: Estas rentabilidades não consideram os investimentos imobiliários e empréstimos aos participantes.
No cenário externo, a inflação também mereceu destaque, dada a ainda lenta dissipação dos choques da cadeia de suprimentos, sendo substituída por problemas globais de fretamento, especulação com contratos de commodities, notadamente na China, além do aumento da demanda dado o processo acelerado de imunização nos EUA e mais alguns países.
Todavia, a COVID-19 ainda permanece sendo uma ameaça, dada a maior velocidade de transmissão gerada pela variante delta, evento que tem maior aderência na Europa e menor nos EUA, onde o processo de imunização está praticamente completo.
No entanto, a Diretoria Financeira continua com a visão otimista das mensagens anteriores, cuja tendência é positiva para os investimentos, na medida que este processo de vacinação avança e se fortalece cada vez mais, tornando-se viável o pleno funcionamento das economias locais. No Brasil este otimismo está presente nas projeções para o crescimento do PIB, projetado em +5,18% no ano de 2021. Abaixo, as previsões de mercado divulgados pelo BACEN em 02/07/2021: